WORKSHOP: Lean Office na Gestão de Escritórios de Engenharia e Arquitetura

Em época de crise, eliminar os desperdícios via gerenciamento mais eficiente da área administrativa pode ser um caminho para o aumento da competitividade de muitas empresas.

16 de março de 2017

o PMI ES (Instituto de Gerenciamento de Projetos) em parceria com o CREA ES está trazendo o especialista Rogério Severo para ministrar workshop em que os participantes saberão como implantar o Lean office aliado a gerenciamento de projetos de engenharia, de conhecer a evolução do conceito de Lean Manufacturing.

Além de desenvolver suas competências como multiplicadores da combinação de ferramentas de melhoria contínua dos processos organizacionais, com foco nos processos de projetos de escritório de engenharia e arquitetura; para planejamento de equipes internas e externas aplicando o conceito Lean Office; aplicação de ferramentas de melhoria contínua nos processos de projetos; elaboração de planejamento de curto prazo; implantação de modelos de controle dos indicadores (PCP); e gestão dos riscos e ocorrências no processo produtivo de um escritório, com aferição semanal.

Esta é uma oportunidade única para os profissionais do segmento de engenharia e arquitetura do Espírito Santo se atualizar com uma das técnicas e ferramentas mais conceituadas e eficazes do momento.

DATA: 28.03.2017  - 13 às 17h

LOCAL: CREA-ES, Av, César Hila, 700 - Ed. Yung, 1º andar, Bento Ferreira, Vitória - ES, 29050-662.

INSCRIÇÕES: https://www.sympla.com.br/1-roda-de-projetos-2017__120614

INVESTIMENTO:  R$ 150,00 filiados  PMI ES e CREA; R$ 300,00 para os demais

PÚBLICO ALVO: Engenheiros, Arquitetos, Diretores, Gerentes e Profissionais de organizações que se envolvem com projetos de qualquer natureza, incluindo executivos, diretores gerentes de projeto, times de projetos e outros “stakeholders” que desejam uma formação sistêmica e profissionalizada para mudar o dia a dia de seu escritório ou equipe técnica de trabalho.


CONTEÚDO DO WORKSHOP:

1. Conceitos de Lean Thinking
2. Os processos de Projetos de Engenharia e Arquitetura
3. A evolução do Lean Manufacturing – Lean Office
4. 7 Desperdícios do Escritório e de Equipes
5. Planejamento de equipes
6. 8 Passos do Lean Office
7. Como implantar um planejamento e controle de curto prazo
8. Como medir a performance da equipe
9. Como mapear os Riscos dos Desperdicios
10. Como gerenciar a equipe com Lean Office
11. Como rodar o ciclo PDCA e medir seus resultados
12. Próximos passos


PORQUE FAZER O WORKSHOP:

Muito se busca melhorar produtividade e reduzir desperdícios, em especial na indústria. O problema é que geralmente se tem a errada visão de que o foco é exclusivo para processos produtivos.

Toda a hora parada ou perdida de um profissional de engenharia e arquitetura com atividades de baixo valor ou mesmo com comunicação excessiva geram prejuízos grandes em equipes técnicas. E esses problemas da vida moderna atual gerados por excesso de Email, Whatsapp, Skype, Rede Sociais, SMS e outros fazem com que não se tenha a exata noção do volume de horas dispendidas e desperdiçadas em um mês, ou mesmo, que se tenha foco nas atividades principais de projetos de engenharia e arquitetura.  O processo de melhoria da produtividade (Lean Manufacturing) podem ter suas ferramentas adaptadas para o ambiente de escritório e equipes de técnicos utilizando o Lean Office como solução eficaz para melhoria do seu fluxo de valor. 

Este processo que não é tão divulgado e sua implantação ainda se limita muito a empresas do ramo industrial, vem sendo utilizado em empresas, de diferentes portes e segmentos, em seus processos administrativos.  A pequena empresa necessita se preparar para o crescimento e se isto acontecer com organização e de forma enxuta, melhor. Já as grandes, implantando esta cultura, vão conseguir ganhos importantes e ficarão mais organizadas, eficazes e eficientes. 

Implantar Lean Office significa melhorar consideravelmente a produtividade, agregar valor às tarefas, eliminar as perdas e criar processos administrativos adequados, que melhorem a performance e o resultado das empresas.

Venha levar o poder da melhoria continua e da transformação do Lean Office para o seu ambiente!


INSTRUTOR:

Rogério Severo (Technique Engenharia)
Engenheiro, sócio diretor da Technique Engenharia, com larga experiência em obras públicas e privadas com base na metodologia de gerenciamento de projetos. Possui certificação PMP, faz parte do board do PMI-RS e tem trabalhado com análise de custos, monitoramento, orçamentos, planejamentos de obras, assim como a gestão projetos para controle de empreendimentos e obras de engenharia.