pmi-symbols-roxo

Gerentes de Projetos (GPs)

Uma analogia simples pode ajudar a compreender as funções de um gerente de projetos em um projeto de grande porte, comparando-as às funções de um maestro de uma grande orquestra:

Associação e funções

Um projeto de grande porte e uma orquestra são formados por muitos membros, e a cada um cabe um papel diferente. Uma grande orquestra pode ter mais de 100 músicos conduzidos por um maestro. Esses músicos podem tocar 25 tipos diferentes de instrumentos posicionados nas seções principais, como cordas, sopros, metais e percussão. Da mesma forma, um projeto de grande porte pode ter mais de 100 membros, liderados por um gerente de projetos. Os membros da equipe podem se encarregar de muitos e diferentes papeis como projeto, fabricação e gerenciamento de instalações. Como nas principais seções da orquestra, eles representam várias unidades ou grupos de negócio pertencentes a uma organização. Os músicos e os membros do projeto compõem a equipe de cada líder.

RESPONSABILIDADE PELA EQUIPE

O gerente de projeto e o maestro são igualmente responsáveis pelo produto de suas equipes: o resultado do projeto e o concerto da orquestra, respectivamente. Os dois líderes precisam adotar uma visão holística dos produtos de suas equipes para planejá-los, coordená-los e concluí-los. Os dois líderes começam pela análise da visão, da missão e dos objetivos de suas respectivas organizações, para garantir o alinhamento com seus produtos. Os dois líderes estabelecem sua interpretação da visão, da missão e dos objetivos envolvidos para uma conclusão bem-sucedida dos seus produtos. Os líderes usam a sua interpretação para comunicar e motivar as suas equipes no sentido da conclusão bem-sucedida de seus objetivos.

CONHECIMENTOS E HABILIDADES

Não se espera que o maestro saiba tocar todos os instrumentos da orquestra, mas deve ter conhecimento, compreensão e experiência de música. O maestro fornece à orquestra a liderança, o planejamento e a coordenação por meio da comunicação. O maestro fornece comunicação por escrito, na forma de partituras musicais e programação de ensaios. O maestro também se comunica em tempo real com a equipe usando uma batuta e outras expressões corporais – Não se espera que o gerente de projetos desempenhe todas as funções do projeto, mas deve ter conhecimento de gerenciamento de projetos, conhecimento técnico, compreensão e experiência. O gerente de projetos fornece à equipe do projeto a liderança, o planejamento e a coordenação por meio da comunicação. O gerente de projetos fornece comunicações escritas (por exemplo, planos e programações documentados), comunicando-se com a equipe em tempo real em reuniões e sugestões verbais ou não.

Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMIES.

Junte-se a profissionais interessados no avanço e na disseminação das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos!