PMI ES promoveu imersão com palestras e workshops para falar sobre ferramentas e metodologias que auxiliem gestores a encararem as mudanças no ambiente corporativo
O AgileDay, um dos principais eventos do Project Management Institute (PMI), capítulo Espírito Santo, pautou temas como neurodiversidade, inteligência artificial e sistemas híbridos na Gestão de Projetos durante a programação, que ocorreu ao longo deste sábado, 20, na Estácio, em Vitória. Este é o segundo ano do projeto que reuniu cerca de 200 pessoas e mais de 15 palestrantes nesta edição.
O evento ocorreu na Estácio, em Jardim Camburi e tem como objetivo discorrer sobre a metodologia Ágil na Gestão de Projetos em diferentes contextos e para os variados negócios. Neste ano, o projeto trouxe para o centro do debate a relação do agilista com situações que envolvam a neurodiversidade, a inteligência artificial e as habilidades comportamentais.
“Identificamos que essas pautas estão em evidencia no mercado. E estamos trazendo uma resposta para a necessidade que estão presentes no dia a dia dos agilistas”, conta a diretora de Eventos, Vanessa Ogassavara. Ela reforça que, em todos os temas repercutidos, o indivíduo está no centro da agilidade.
Agilidade: presente e futuro
“Pensar na inclusão é um desafio pra muita gente. Pessoas, ambientes, metodologias e indicadores são a base para se pensar inclusão”, elenca Júlio Diógenes, Head de Cultura e Comunicação na Azys e Ativista pela inclusão de pessoas com neurodivergência. Na palestra, ele defendeu esses quatro eixos como uma forma de promover a inclusão dentro da Gestão de Projetos.
Identificar a necessidade, potencialidades e limitações das pessoas, pensar uma cultura e estratégias que compreendam esses indivíduos, criar metodologias a partir dessas estratégias e criar indicadores a partir das estratégias elencadas.
Mas a inclusão não é o único desafio posto à mesa para quem atua com Gestão de Projetos e Agilidade. O boom da inteligência artificial (IA) tem se mostrado outro dilema para os profissionais. Ao ser questionado a respeito do futuro da Gestão de Projetos com a chegada da IA, Anderson Sales, sócio, instrutor e consultor da JUMP Professional Training, brincou ao dizer que não sabe. Mas diz que a nova tecnologia deixa indícios sobre o que deve ser tendência.
“A ideia é trazer o trabalho do gerente de Projetos muito mais pra parte intelectual, de buscar estratégias e menos tarefeira. Essa é uma das visões que nós já temos do que vai acontecer”, arrisca.
Estratégia para pensar não apenas na entrega do produto, mas na gestão de pessoas. Quer seja ela o cliente ou a equipe. É por isso que o foco em pessoas foi um dos destaques do AgileDay este ano. E que abriu a discussão sobre o assunto foi a, Kanban Management ProfessionaI (KMP), Dandára Yná Bicalho. A gestora e palestrante usou o filme Divertidamente para identificar as emoções das pessoas e como corresponder a elas.
“A importância da soft skill no dia a dia do agilista é porque lidamos com muitas pessoas. E pessoas têm sentimentos”, pontua Dandára. Por isso, ela reforça a sensibilidade do agilista para entender as angústias do cliente e ao mesmo tempo saber lidar com as resistências da equipe com relação à implantação da agilidade.
Sobre o PMI
O PMI Espírito Santo mantém uma intensa atividade local alinhado às diretrizes globais em prol do desenvolvimento e fortalecimento da comunidade de gerenciamento de projetos, antecipando tendências de mercado e novas formas de trabalho.
Através do trabalho voluntário, o PMI-ES realiza diversas ações como reuniões periódicas abertas ao público, grupos de estudos técnicos, mentorias, cursos preparatórios para a certificações PMP, CAPM e ACP, eventos técnicos, webinars, cursos e ações de networking.
Anualmente o PMI-ES promove o Seminário Capixaba de Gerenciamento de Projetos, sendo o maior evento do Espírito Santo da área que reúne profissionais, voluntários, empresas, PMOs e parceiros com a entrega de palestras, painéis e workshops que promovem o fortalecimento do gerenciamento de projetos não só localmente, mas também no Brasil e no mundo.